Black Friday 2024 está no ar! 🔥🔥

Finaliza em:

Dia
Horas
Minutos
Segundos

ITIL 4 Foundation com até 90% de desconto? 🔥

É por tempo indeterminado!

Detectando sua região…

Gerenciamento de Configuração na ISO 20000

E aí, galera do ITSM! Hoje, vamos percorrer as estradas do Gerenciamento de Configuração, seguindo o mapa da ISO 20000 Aperte os cintos!

Definindo Itens de Configuração (ICs)

Primeiro, o que exatamente é um Item de Configuração (IC)? Imagine-o como os tijolos ou engrenagens em uma máquina chamada ‘Entrega de Serviço’. Um IC é um elemento que requer gestão e controle para oferecer um ou vários serviços. Pense neles como os heróis silenciosos da sua infraestrutura de TI.

Priorizando o que Constitui um IC

Nem todos os heróis usam capas, e nem todo elemento de TI é um IC. Os requisitos recentes enfatizam a definição do que exatamente constitui um IC. Não é sobre acumular, mas sim sobre reconhecer o que é essencial.

Registrando informações de IC: a base de outros processos

Há um ditado que diz: “Conhecimento é poder”. As informações sobre ICs são como uma mina de ouro para seus outros processos. Esses dados devem ser capturados em nível de detalhe, adaptados ao tipo e à criticidade do serviço. Pense nisso como uma biblioteca. Quanto mais abrangente e detalhada for sua biblioteca, mais rica será sua pesquisa.

ICs controlados: definindo limites

Assim como um sistema de trânsito precisa de sinais e regras, os ICs precisam de controle. Você não gostaria que uma mudança imprevista causasse uma interrupção do serviço. Os mecanismos de controle garantem que cada alteração seja deliberada, garantida e, o mais importante, segura.

Verificações de precisão programadas: o check-up de saúde de rotina

Seus dados de configuração são tão bons quanto sua precisão. Devem ser realizadas verificações periódicas para garantir que seus dados refletem a situação atual. Pense nisso como um check-up regular de saúde, mas para seus ativos de TI.

Disponibilizando informações de IC: compartilhar é cuidar

Embora as informações de IC sejam inestimáveis, elas não são apenas para os olhos da equipe de configuração. Esses dados devem estar prontamente disponíveis para outras atividades de gerenciamento de serviços, quando necessário. Afinal, compartilhar insights leva a uma melhor saúde geral do serviço.


Concluindo

O gerenciamento de configuração pode parecer complexo, mas quando dividido, trata-se de compreender seus ativos, controlá-los e usar esse conhecimento para uma saúde de TI mais ampla. Com as diretrizes definidas pela ISO 20000:2018, você não está apenas gerenciando; você está otimizando!

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
X
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigos Relacionados